http://ns1.recantodasletras.net/
Joilson Souza o poeta de Novo Remanso -AM
Meus contos e versos sobre minha gente do Amazonas.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

A Borboleta Defensora do Meio Ambiente e sua Amiga Bell

 

 

Era uma vez, em um jardim florido e cheio de vida, que vivia uma lagarta chamada Mei. Mei era diferente das outras lagartas: ela se preocupava muito com o meio ambiente e observava com tristeza como as pessoas jogavam lixo no chão, poluíam as águas e desmatavam as florestas.

 

Em seu coração, Mei fez uma promessa: "Quando me transformar em borboleta, vou fazer a diferença. Vou ensinar a todos a importância de cuidar do nosso planeta."

 

E assim, o tempo passou e a hora da transformação chegou. Mei se envolveu em um casulo e, após dias de espera, emergiu como uma linda borboleta com asas que pareciam pintadas por um artista.

 

Agora livre para voar, Mei começou sua missão. Ela esvoaçava pelo jardim, pousando nas flores e conversando com as crianças e adultos. De forma paciente e gentil, ela ensinava os cinco princípios para proteger o meio ambiente:

 

1. **Respeitar todas as formas de vida:** "Cada ser vivo tem um papel importante no mundo," Mei explicava.

2. **Reduzir o uso de plástico:** "Vamos usar menos plástico e buscar alternativas mais sustentáveis," ela sugeria.

3. **Reciclar e reutilizar:** "O que não precisamos mais pode ter uma nova vida," Mei ensinava.

4. **Plantar árvores e cuidar das plantas:** "Elas são os nossos pulmões verdes," Mei lembrava.

5. **Economizar água e energia:** "Cada gota e cada watt economizados fazem a diferença," Mei explicava.

 

Com o passar dos dias, as mensagens de Mei começaram a tocar os corações das pessoas. As crianças aprenderam a brincar sem sujar o jardim e a separar o lixo para reciclagem. Os adultos, inspirados pela borboleta, se juntaram à missão de cuidar do meio ambiente.

 

Nesse meio tempo, Mei conheceu Bell, uma menina que também se preocupava muito com a natureza. Bell ficava encantada com as histórias de Mei e com a forma como a borboleta lutava para proteger o planeta. As duas se tornaram amigas inseparáveis, explorando o jardim juntas e compartilhando suas ideias para tornar o mundo um lugar melhor.

 

Em uma noite, enquanto conversavam sob a luz da lua, Bell teve um sonho mágico. No sonho, ela podia falar com Mei! As duas amigas conversaram por horas, compartilhando seus sonhos e preocupações sobre o futuro do planeta. Bell ficou ainda mais inspirada pela força e determinação de Mei.

 

Ao acordar, Bell sabia que precisava fazer mais para ajudar Mei na sua missão. Ela convidou seus amigos da escola para participar de um projeto de plantio de árvores no jardim. Juntos, plantaram dezenas de mudas e cuidaram delas com carinho, regando-as e protegendo-as do sol forte.

 

Com a ajuda de Bell e seus amigos, o jardim se tornou ainda mais bonito e verdejante. As borboletas voavam livremente entre as flores, e as crianças brincavam felizes no meio da natureza. Mei e Bell, inseparáveis e com corações cheios de esperança, continuavam sua missão de defender o meio ambiente e inspirar as pessoas a cuidar do planeta.

 

Lições da história:

 

A importância de proteger o meio ambiente

 

A história de Mei nos ensina que todos nós temos a responsabilidade de cuidar do planeta. Podemos fazer a diferença com pequenos gestos, como reduzir o uso de plástico, reciclar, economizar água e energia, e plantar árvores.

 

A força da amizade:

 

A amizade entre Mei e Bell demonstra como a união faz a força. Juntas, elas conseguiram inspirar outras pessoas a se juntarem à missão de proteger o meio ambiente.

 

A importância de seguir seus sonhos:

 

Mei nunca desistiu de seu sonho de fazer a diferença no mundo. Sua história nos ensina a perseguirmos nossos sonhos com persistência e determinação.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 08/05/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links